Tratamento para fístula anorretal
- Kamyla Griebeler Valentini
- 23 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2022

A fístula anorretal é uma espécie de ferida, que se forma desde a última porção do intestino até à pele do ânus, criando um estreito túnel que provoca sintomas como dor, vermelhidão e sangramento pelo ânus. Ela ocorre geralmente após um abscesso perianal. Quase metade dos abscessos perianais ocasionam uma fístula anorretal.
Sempre que existir suspeita de fístula, especialmente caso se tenha tido um abcesso, é recomendado consultar um médico coloproctologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A cirurgia está indicada na maioria das vezes, somente o especialista conseguirá indicar o tratamento que traz mais benefícios para o paciente.
Os principais sintomas de fístula anorretal incluem dor constante ao sentar e caminhar, vermelhidão e inchaço da pele do ânus, e saída de pus ou sangue pelo ânus.
Pode ocorrer, também, dor abdominal, diarreia, perda de apetite, diminuição do peso corporal e náuseas, caso aconteça infecção ou inflamação da fístula.
Quando ir ao médico
É recomendado consultar imediatamente o coloproctologista quando surge:
Hemorragia no ânus
Aumento da dor, vermelhidão ou inchaço
Febre acima de 38ºC
Dificuldade para urinar
Além disso, também é importante ir ao médico caso surja prisão de ventre que não desaparece após 3 dias.
O tratamento cirúrgico
Existem diversas técnicas para o tratamento cirúrgico de uma fístula anal. A escolha de qual técnica será utilizada, ocorre de acordo com tipo de fístula diagnosticado após avaliação minuciosa. Muitas vezes é necessária a colocação de um dreno em um primeiro momento, para posteriormente escolher a melhor técnica para a cirurgia definitiva – por isso chamamos o tratamento cirúrgico da fístula de fistulectomia anal em dois tempos.
O pós-operatório
Na grande maioria das vezes o tratamento cirúrgico da fístula é ambulatorial. Após a cirurgia, o paciente permanece cerca de 3 a 4 horas no hospital para recuperação anestésica, recebendo alta para casa no mesmo dia.
A necessidade de repouso, as medicações utilizadas após a cirurgia e o manejo com o local da cirurgia e curativos, serão definidos de acordo com o tratamento realizado. Cada paciente tem suas particularidades, sendo assim, os cuidados também serão definidos individualmente.
Não existe tratamento clínico para fístulas (como uso de medicamentos ou pomadas), portanto, o tratamento é cirúrgico e será programado e estudado cuidadosamente pela Dra. Kamyla. Agende a sua consulta: Instituto ProUro (51) 9958-4448 | Clínica Adventista (51) 3382-1200 | Clínica Erdem (51) 98648-4689
Comments